Comissão debate situação dos Coordenadores Pedagógicos do município

Professores e membros de entidades foram ouvidos no plenário
Comissão debate situação dos Coordenadores Pedagógicos do município

A Comissão Permanente de Educação da Câmara reuniu-se na tarde desta segunda-feira (30), o grupo é presidido pela vereadora Gláucia Berenice (DEM), e os membros Brando Veiga (Republicanos), Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), Coletivo Popular Ramon Todas as Vozes (PSOL) e Bertinho Scandiuzzi (PSDB).

O objetivo do encontro, hoje presidido pelo vereador Brando Veiga, foi discutir a importância do Coordenador Pedagógico na rede municipal de ensino, já que auxilia na construção de caminhos para atender as reais necessidades das famílias e comunidade escolar.

Palestrou a professora Mônica Caroline Jurca Martins, responsável pela Comissão de Assuntos Pedagógicos e Associação dos Coordenadores Pedagógicos de Ribeirão Preto.

Segundo Mônica a Lei Complementar 2.524/2012 regulamentou o cargo para todas as unidades escolares do município, providos através de prova de títulos e conhecimentos. Um concurso foi aberto em 2015, resultando em contratação de profissionais em 2017, apenas para as unidades de ensino fundamental.

“Esse cargo é o único gestor contratado por concurso das unidades escolares, único gestor efetivo com sede na unidade escolar e carga horária de 40 horas semanais distribuídas conforme a necessidade específica de cada unidade”, informou.

A professora abordou também as questões de remuneração, já que os Coordenadores Pedagógicos têm salários equiparados aos professores, e esses profissionais de educação não têm reajuste salarial de inflação há mais de três anos, além de que o plano de carreira está paralisado em virtude da pandemia.

“Educação não é vocação, não é caridade e nem voluntariado, educação é profissionalização, técnica, método, conhecimento e comprometimento com o serviço público. Então nós precisamos de uma remuneração adequada e equivalente aos outros profissionais também com ensino superior”, disse.

Explanaram também Josimara Duarte, Conselheira Municipal de Educação, Mara Isis de Souza, professora de educação infantil e Romilda de Moura, da Aproferp - Associação dos Profissionais da Educação de Ribeirão Preto.

Para a professora da rede pública de ensino e vereadora Judeti Zilli “é vexatório que uma rede pública de ensino como a de Ribeirão tenha um déficit tão grande desses profissionais, que são essenciais em todo o projeto pedagógico, já que a função primordial desse cargo é ser o elo entre todas as instâncias que perpassam o ensino e educação escolar na vida das pessoas, desde a educação infantil”.

O vereador Ramon Faustino, que é pedagogo e já atuou na rede pública, corroborou: “o Coordenador Pedagógico é o profissional técnico com competência para analisar os processos formativos das crianças, com suas particularidades, território e bairro onde estão inseridas. Precisamos desse profissional para a retomada”.

“Esse tema é muito sério, pois se trata de como queremos o futuro da nossa nação, precisamos nos preocupar e cobrar das autoridades competentes, finalizou Brando Veiga.

A íntegra da reunião está diisponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurelio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)